Ainda na Antiguidade, os filósofos gregos especularam incessantemente sobre a origem do mundo e a substância a partir da qual todas as outras foram formadas. Viam o tempo como um juiz. O pressuposto básico era que o Tempo sempre descobrirá e vingará qualquer ato de injustiça.
Fonte: Curso de Cosmologia 2015 do Observatório Nacional.
As informações sobre o curso de Cosmologia se encontram no link: https://renataquartieri.wordpress.com/2015/04/27/curso-de-cosmologia-do-observatorio-nacional/
Segundo os ensinamentos pitagóricos, a essência das coisas deve ser buscada no conceito de número, ao qual se atribuía significado espacial e também temporal.
Pitágoras
Até mesmo as configurações espaciais eram vistas como temporais. Isso pode ser exemplificado pelo gnômon, que era um instrumento de medição do tempo.
Parmênides afirmava que o tempo não pode pertencer a nada que seja verdadeiramente real e propôs uma distinção entre o mundo da aparência, revelado pelos nossos sentidos, e o mundo da realidade, revelado pela razão:
Sua proposição básica era: “Aquilo que é é, e lhe é impossível não ser“. A partir disso, afirmava que, uma vez que somente o presente “é”, isto decorre que passado e futuro são igualmente carentes de significado – o único tempo é um tempo presente contínuo, e o que existe é não criado e também imperecível. A partir disto, Parmênides propôs uma distinção básica entre o mundo da aparência, caracterizado pelo tempo e a mudança, e o mundo da realidade, imutável e atemporal. O mundo da aparência é revelado por nossos sentidos, mas estes são enganosos. O mundo da realidade nos é revelado pela razão e é o único modo verdadeiro de existência.
Parmênides
Segundo sua proposição básica, a luz pertence ao ser e a escuridão, por se tratar de ausência de luz, ao não ser.
Para Platão, o tempo era produzido pelas revoluções da esfera celeste. Logo, o tempo e o universo seriam inseparáveis.
Já para Aristóteles, é através da consciência do “antes” e do “depois” que temos consciência do tempo.
Aristóteles
Os gregos utilizavam como instrumentos de medição do tempo o relógio de sol (gnômon) e o relógio de água (clepsidra) desenvolvidos pelos egípcios.
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