A Evolução dos Relógios e da Concepção de Tempo / Home

A ideia de tempo e sua contagem na Grécia Antiga

Ainda na Antiguidade, os filósofos gregos especularam incessantemente sobre a origem do mundo e a substância a partir da qual todas as outras foram formadas. Viam o tempo como um juiz. O pressuposto básico era que o Tempo sempre descobrirá e vingará qualquer ato de injustiça.

C1

Fonte: Curso de Cosmologia 2015 do Observatório Nacional.

As informações sobre o curso de Cosmologia se encontram no link: https://renataquartieri.wordpress.com/2015/04/27/curso-de-cosmologia-do-observatorio-nacional/

Segundo os ensinamentos pitagóricos, a essência das coisas deve ser buscada no conceito de número, ao qual se atribuía significado espacial e também temporal.

Pitágoras

Até mesmo as configurações espaciais eram vistas como temporais. Isso pode ser exemplificado pelo gnômon, que era um instrumento de medição do tempo.

Parmênides afirmava que o tempo não pode pertencer a nada que seja verdadeiramente real e propôs uma distinção entre o mundo da aparência, revelado pelos nossos sentidos, e o mundo da realidade, revelado pela razão:

Sua proposição básica era: “Aquilo que é é, e lhe é impossível não ser“. A partir disso, afirmava que, uma vez que somente o presente “é”, isto decorre que passado e futuro são igualmente carentes de significado – o único tempo é um tempo presente contínuo, e o que existe é não criado e também imperecível. A partir disto, Parmênides propôs uma distinção básica entre o mundo da aparência, caracterizado pelo tempo e a mudança, e o mundo da realidade, imutável e atemporal. O mundo da aparência é revelado por nossos sentidos, mas estes são enganosos. O mundo da realidade nos é revelado pela razão e é o único modo verdadeiro de existência.

Parmênides

Segundo sua proposição básica, a luz pertence ao ser e a escuridão, por se tratar de ausência de luz, ao não ser.

Para Platão, o tempo era produzido pelas revoluções da esfera celeste. Logo, o tempo e o universo seriam inseparáveis.

 

Já para Aristóteles, é através da consciência do “antes” e do “depois” que temos consciência do tempo.

Aristóteles

Os gregos utilizavam como instrumentos de medição do tempo o relógio de sol (gnômon) e o relógio de água (clepsidra) desenvolvidos pelos egípcios.

1 thought on “A ideia de tempo e sua contagem na Grécia Antiga

Leave a Reply

Your email address will not be published.